O que é Smart Contracts? Como eles funcionam? Por que eles são importantes?
- Categories Inteligência Artificial, O futuro da IA
- Data janeiro 27, 2022
Conheça essa tecnologia que vem transformando a forma como são realizados contratos e chamando a atenção devido sua automação e praticidade.
O que é smart contracts?
Smart contracts ou contratos inteligentes são contratos autoexecutados que não podem ser alterados ou perdidos.
Ele estabelece as mesmas funções de um contrato comum porém com a diferença da criação de um código criptográfico dentro da tecnologia da blockchain, totalmente digital, autônomo, registro imutável e incensurável.
Como surgiram?
Na década de 90 o criptografo Nick Szabo sugeriu a realização de contratos sem o envolvimento de terceiros, porém apenas depois do lançamento das criptomoedas mais especificamente a rede de blockchaim Ethereum a sugestão se tornou viável.
Mas o que é blockchain?
Neste vídeo te explicamos com exatidão tudo você precisa saber sobre as blockchaim:
Quais são seus usos práticos e vantagens?
A principal vantagem é a segurança, pois essa tecnologia é capaz de informar a origem e destino do contrato além de demonstrar toda a sua cronologia de mudanças garantindo maior controle para os criadores do contrato.
Outro ponto muito relevante é a automação não havendo a necessidade de uma intervenção humana na hora de realizar um contrato, reduzindo custos e otimizando tempo. O que garante mais assertividade, redução de erros e maior produtividade as empresas que o utilizarem.
Mas quais são os riscos?
Mesmo segurança sendo uma das suas maiores vantagens e sendo através da tecnologia ainda há alguns riscos que podem ocorrer como:
- Congestão na rede atrasando o envio das ordens;
- Erros no desenvolvimento do projeto ou código-fonte (lembrando que os códigos fontes podem ser feitos em auxilio com a inteligência artificial);
- Problemas com a qualidade do desenvolvedor;
- Dificuldades com os blocos de blockchain.
Onde são usados os smarts contracts?
No varejo, essa tecnologia é muito utilizada ao cliente fazer uma compra online o dinheiro é transferido para o vendedor só após de o produto chegar ao cliente.
Dentro da internet das coisas, os smart contracts poderão criar comandos entre os dispositivos conectados sem a intervenção humana.
O setor jurídico também seria beneficiado com a realização de negócios contratuais e acordos jurídicos de forma automatizada.
Entre muitas outras vantagens do seu uso no dia a dia, mesmo que de forma indireta.
Resumão
Os smart contracts são o futuro? Nem brinca, eles são o presente com a pandemia advinda da covid-19 a tecnologia expandiu seu avanço de desenvolvimento e alcance de maneira exponencial e com isso a mudança se tornou cada vez mais rápida.
Uma grande diferença entre os contratos comuns e os contratos inteligentes é a rapidez, um dos recursos mais disputados do século. Outro grande diferencial é o aumento da segurança, o que gera mais tranquilidade aos realizadores dos contratos.
Juntando isso com as inúmeras vantagens dos smart contracts como: poder realizar toda a cronologia de mudanças no documento, automatização, praticidade, redução de custos e incensurável. O contrato comum fica pra lá de ultrapassado.
Gosto do conteúdo? Então já compartilha com um amigo que precisa saber disso e já deixa a sua opinião nos comentários.
Clique aqui para saber sobre um dos assuntos mais falados do momento, o metaverso: https://escoladeia.com.br/https-escoladeia-com-br-a-influencia-do-metaverso-no-mundo-tecnologico-em-2022