Carreiras na Ciência de Dados 2 — O Product Owner
Como falamos no artigo anterior, vamos agora falar sobre as profissões contidas na ciência de dados.
Vou começar pelo “Product Owner” ou “Gestor de Produtos”, que pode ainda ser denominado de “Analista de Negócios”.
Primeiro, sei que vão me perguntar por que tantos nomes para uma função? Poderia dar “n” respostas acadêmicas, mas prefiro ser direta: por ser uma área nova, cada empresa cria o título que melhor se encaixa na sua concepção de “orientação a dados”.
O nome “Product owner” vem da metodologia ágil de gestão de projetos (SCRUM), o Product Owner é um dos três papéis fundamentais da metodologia. Está no centro do desenvolvimento do produto e podemos considerá-lo a pessoa responsável entendimento do negócio, ou seja, ele é quem tem o “desafio” a ser respondido pela equipe de Ciência de Dados.
As empresas que denominam essa função como “gestor de produtos”, veem a ciência de dados como uma ferramenta para desenvolvimento e aprimoramento da sua linha de produtos e/ou serviços.
As que denominam como “analista de negócios”, tem para a ciência de dados uma missão maior, não apenas ligada ao desenvolvimento de produtos/serviços, mas a gestão da empresa como um todo. O “analista de negócios”, avalia desde os problemas de logística da empresa até o mapeamento do mercado onde atua, possíveis novos concorrentes, desafios econômicos e sociais, perfil dos funcionários. Ou seja, ele suporta a estratégia de negócios da empresa.
Mas em comum podemos observar que esta pessoa tem largo conhecimento do setor econômico em que atua. Portanto esse profissional dificilmente sobreviverá sem trazer experiência prática no setor econômico que pretende atuar.
Algumas pessoas confundem a missão do “Product Owner” com a de um “Gerente de projetos”, não. Ele não é um gerente de projetos.
A missão do Product Owner é:
· Identificar o problema que devemos resolver
· Levanta hipóteses de solução para o problema junto com o time
· Dividir em etapas (itens de backlog) os passos para solução do problema
· Descartar itens de backlog que não fazem mais sentido para a realidade atual do produto
· Priorizar os itens de backlog de forma a maximizar o valor do produto
· Pesquisar com clientes/usuários
· Realizar Experimentos
· Criar Métricas de resultados
· Estudar o mercado
· Definir a estratégia do produto
· Controlar o investimento/orçamento
· Gerir a expectativa dos stakeholders
· Gerar consenso na priorização com stakeholders
· Ser a ponte entre clientes/stakeholders e equipe técnica do projeto
· Mapear e compreender a experiência do cliente
· Motivar o time com um propósito fantástico
· Ajudar o time a definir um objetivo para a sprint (etapas da metodologia SCRUM)
· Buscar a melhoria contínua
Como podem ver, trata-se de um perfil profissional eclético, pois deve ser experiente, com perfil de gestor de equipes, negociador, mas também “mão na massa”, pois fará experimentos com a equipe técnica.
Aqui eis o grande desafio de contratar um bom PO! Pois encontramos muitos gestores que conhecem bem sua área de negócios, gerencia pessoas, negocia com stakeholders, porém não quer colocar a “mão na massa”. Não quer aprender o que sejam métodos estatísticos, ignora linguagens de programação…Assim fica difícil.
Ou temos aqueles que dominam métodos estatísticos, ferramentas de tratamento de dados, programam em quase todas linguagens, mas não entendem nada de gestão de empresas, preferem pouco ou nenhum contato com humanos.
O PO é peça chave para o sucesso da transformação digital de uma empresa. Fundamental para que processos de BIG Data e Analytics gerem resultados efetivos e a cultura “data-driven” seja realmente acreditada e assimilada pelos acionistas.
Portanto, esse perfil é uma grande oportunidade para profissionais sênior de diversos setores da economia que sintam-se abertos a aprender novas tecnologias e combiná-las a sua experiência profissional para gerar novas oportunidades de negócios. Seja dentro de uma grande organização ou em uma Startup ou criando sua própria Startup.
A característica fundamental de um Product Owner é a visão sistêmica do todo, o macro, para então identificar o ponto estratégico, o micro, que desencadeará todo processo inovador dentro de um setor econômico ou uma empresa.
A capacidade de comunicação em vários níveis, desde o conselho diretor até o usuário final, é muito importante. A empatia para traduzir a linguagem de negócios para uma linguagem técnica e envolver o time na solução do problema fazem a maior diferença.
E é claro, a humildade de querer aprender mais e sempre.
O PO não é o chefe, não controla as datas de entrega, ou seja, não é ele quem vai dar o ritmo ao trabalho da equipe, quem faz isso é o “SCRUM MASTER”.
Mas sobre o SCRUM MASTER, falaremos na próxima semana.
Fontes:
· SCRUM organization — https://www.scrum.org
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Escola de IA