Brushing, Marketplace e Ciência de Dados
Vamos falar hoje do lado “obscuro” do uso de dados na web. No Brasil nas últimas semanas diversas pessoas começaram a receber sementes estranhas junto com seus pedidos de compras online ou até mesmo sem ter pedido ou comprado nada.
Há suspeitas de terrorismo, mas ao que tudo indica deve ser “brushing”. O termo em inglês quer dizer “maquiagem” e o fato por trás desse evento é um tipo de “maquiagem de dados”, que alguns comerciantes não muito éticos, utilizam para melhorar seus indicadores de performance de vendas nas plataformas que fazem parte, os denominados “marketplaces”.
De uma forma simplificada, podemos dizer que tudo funciona assim:
· Nas plataformas de vendas, como Alibaba, Mercado Livre, os participantes que geram mais vendas recebem maior pontuação e com isso ganham vantagens no seu contrato com a plataforma.;
· Partindo desde pressuposto os comerciantes pouco éticos, compram dados na “dark web”(sites que não são localizados na web) para simular compras através de um perfil “fake”. Com isso aumentam seus indicadores de resultados;
· Os dados são de pessoas reais, que recebem em suas casas produtos que não compraram, como por exemplo as tais “sementes”. Já houve casos de pessoas que receberam caixas com papel picado.
Os dados negociados na “dark web” normalmente são fruto de golpes cibernéticos, como os recentes casos de clonagem de celulares, mas podem ser capturados facilmente, basta qualquer um de vocês entrarem em um navegar e digitar “CPF, RG” irão surgir esses dados de milhares de pessoas, digite o seu e poderá descobrir que existem mais pessoas utilizando seus dados por aí. Esse é o nosso rastro digital.
As leis de proteção de dados, como a nossa LGPD e a europeia GDPR vem para resguardar o direito do cidadão de não incorrer neste uso indiscriminado dos seus dados, porém a segurança deles cabe a cada um de nós individualmente.
Cuidados básicos como utilizar aplicativos de proteção (antivírus) no computador e celular, atualização de versões de sistema operacional, criar senhas fortes, utilizar o recurso de dupla certificação nas redes sociais, desconfiar de ofertas tentadoras, mensagens com links ou com títulos do tipo “abra agora antes que tirem do ar”! São indicadores claros de fraude, sem falar dos erros de português as vezes gritantes! Mas a pressa faz com que muitas pessoas não reparem.
Como podem ver o uso de dados pode ser aplicado para o bem e para o mal, do lado das plataformas é sempre bom observar crescimentos surpreendentes de indicadores de comerciantes inexpressivos ou que o setor dele não está em grande evidencia. Através de modelos estatísticos e do uso de inteligência artificial podemos monitorar esses comportamentos incomuns e tomar ações preventivas quanto a essas manobras como o “brushing de dados”.
Enfim, assim como no épico “Guerra nas Estrelas”, temos o lado “Obscuro dos Dados” mas também temos nossos “Jedis”, que sempre estarão atentos a esses movimentos.
Fontes:
O que é brushing — https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/missao-china/o-que-e-brushing-scam-e-como-se-proteger/
O que é a Dark Web — https://www.avg.com/pt/signal/what-is-the-dark-web