GPT-3 a inteligência artificial que escreve sozinha
- Categories O futuro da IA
- Data dezembro 16, 2021
Inspirada no teste Turing, seu funcionamento é baseado no processamento de linguagem natural (PNL).
Observe este artigo abaixo, escrito por Stephen Johnson, em setembro de 2021:
“A lenda do beisebol Yogi Berra certa vez fez com que um empresário lhe dissesse para pensar mais quando estivesse no bastão. Berra respondeu: ‘Como um cara pode bater e pensar ao mesmo tempo?’ Foi uma pergunta justa. Afinal, quando um arremessador lança uma bola rápida, o batedor tem cerca de 400 milissegundos para ver o arremesso, julgar sua direção e balançar o taco.
“O olho humano leva cerca de 80 milissegundos para reagir a um estímulo. É por isso que Berra foi convidado a pensar mais, pensava-se que seus pensamentos estavam demorando muito para acertar a bola. Mas Berra estava certa; pensar menos às vezes nos ajuda a tomar decisões ”.
O segundo paragrafo inteiro foi escrito pela ferramenta Sudowrite, sem nenhuma interferência humana. Essas ferramentas são capazes de gerar automaticamente textos sem qualquer auxilio, sendo alimentadas por apenas algumas palavras.
Para que podem ser usadas as ferramentas PNL??
– Gerar roteiros
– Escrever e-mails
– Escrever histórias de ficção
Quem pode usar o GPT-3?
Qualquer pessoa com o acesso a internet, recentemente a OpenAI – Empresa de inteligência artificial, com um dos sistemas de PNL mais avançados do mundo liberou o acesso dessa tecnologia significativamente ao público.
Com ela você pode tanto fazer coisas simples como montar um sistema de suporte ao cliente e preenchimento automático de planilhas, quanto utiliza para realizar tarefas que nunca foi treinada especificamente para fazer.
Como funciona o GPT-3?
Generative Pre-Training Transformer 3, é uma tecnologia criada para analisar uma sequência de texto e prever como pode escrever os textos seguintes, visando manter o contexto. Para isso a IA teve de analisar bilhões de palavras o GPT-3, modelo mais atualizado possui cerca de 175 bilhões de parâmetros e a cada versão pretende-se aumentar esse número.
Este processo não é barato, o treinamento dessa IA com grandes dados não supervisionados custa cerca de U$12 milhões.
Existem outras PNL’S?
Sim!
– Megatron da Microsoft e da NVIDIA, com 535 bilhões de parâmetros;
– M6 do Alibaba, com 10 trilhões de parâmetros;
– Gopher, com 280 bilhões de parâmetros.
Embora quanto mais parâmetros melhor, o a PNL Gopher foi a que teve o melhor desempenho do lado de suas concorrentes.
Os perigos das PNL’S
Especialista afirmaram que embora as PNL sejam facilitadores para os usuários, também existem os perigos como uso de linguagem tendenciosa, aumento de spans, uso de forma criminosa, entre outros.
Por isso, a empresa OpenIA está testando “filtros direcionados” para evitar esse tipo de acontecimento.
Gostou da novidade? Escrever nunca foi tão fácil!
Deixa aqui nos comentários a sua opinião sobre e já manda para um amigo que vai gostar dessa novidade.