A diferença entre realidade virtual e realidade aumentada
- Categories Inteligência Artificial, Machine Learning, O futuro da IA
- Data fevereiro 10, 2022
Com nomes bem parecidos, você sabe a diferença estre essas duas tecnologias? Mas fique tranquilo, pois hoje você vai entender de uma vez por todas, qual é essa diferença!
O que é realidade virtual?
É um sistema computacional criado que dá a impressão de um mundo extremamente imersivo com efeitos audiovisuais e em alguns casos táteis no qual as pessoas podem interagir, trabalhar e conversar. Com o auxilio de luvas e óculos virtuais.
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada é o fator responsável por conectar o lugar físico ao virtual, por meio do auxilio de dispositivos tecnológicos como: computador, celular e óculos virtuais.
Para se obter esse resultado é necessário de algumas etapas:
1° – Objeto tecnológico que criará o o objeto virtual;
2°- Celular ou outro dispositivo que vai realizar a transmissão do objeto;
3°- Tecnologia que fará a leitura da transmissão realizada pela câmera do dispositivo utilizado;
4°- Dispositivo de saída o qual devolverá o sinal e criará o efeito.
Qual a diferença?
A realidade virtual é adquirida através da criação de um mundo tecnológico fechado com o auxilio de tecnologias 3d, inteligência artificial e deep learning. Já a realidade aumentada pode ser reproduzida em qualquer lugar com o uso de dispositivos adequados.
Confira a diferença entre machine learnig X deep learning:
Qual a aplicação práticas dessas tecnologias nas empresas atuais?
A loja virtual do Ponto frio em São Paulo, utiliza a tecnologia de realidade aumentada para captar mais clientes, eles podem simular como ficariam os móveis, eletrodomésticos e cores no espaço desejado que eles desejarem e assim possivelmente a loja pode fazer mais vendas.
Já a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuarias (EMBRAPA), utliza um mix das duas tecnologias para o sitema de Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o qual é responsável por regenerar áreas desvitalizadas. Com o uso de um óculos de realidade virtual o agrigultor consegue visualizar as áreas desmatadas e ver como revitaliza-la. A EMBRAPA também criou um aplicativo de realidade aumentada com o mesmo intuito.
Gostou do conteúdo? Então já compartilha com um amigo que precisa ler isso!