Pesquisadores japoneses criaram inteligência artificial capaz de revolucionar a forma conhecida da física
- Categories O futuro da IA
- Data janeiro 6, 2022
Essa inteligência artificial foi responsável por descobrir algumas leis da física ocultas em dados.
Veja na imagem abaixo:
Os pesquisadores japoneses das Universidades de Kobe e Osaka, criaram uma inteligência artificial capaz de identificar leis da física não conhecidas em movimentos de bases de dados normais, mas que antes tinham seus movimentos incompreendidos e denotados como “inexplicáveis”.
“Nós utilizamos a geometria para desenvolver um sistema de inteligência artificial que pode encontrar a equação de movimento oculta nos dados observacionais fornecidos, independentemente de seu formato, para depois modelá-la conforme a necessidade”, afirma o professor de informática da Universidade de Kobe, Yaguchi Takaharu.
Essa novidade poderá ser usada em diversas situações como:
– Simulações capazes de supervisionar e monitorar a sustentabilidade de um ecossistema;
– Desenvolver e aumentar a previsão do tempo;
– Criar novos medicamentos;
– Design de automóveis.
Exemplo Prático
Hoje em dia a previsão do tempo, é feita por supercomputadores que se não forem de alta qualidade apresentam resultados duvidosos.
Esses computadores funcionam com banco de dados das leis da físicas atualmente conhecidas, pois o total de todos os fenômenos que ocorrem na natureza e como eles acontecem ainda está distante de ser determinado.
Porém esse tipo de processamento é demorado e muitas vezes incerto e essa descoberta revolucionará nosso mundo.
“Com esse sistema de inteligência artificial, será possível, por exemplo, encontrar uma equação de movimento oculta nos dados da população animal que mostra a mudança no número de indivíduos. Isso poderia ser usado para investigar a sustentabilidade do ecossistema, aplicando as leis físicas apropriadas”, finaliza sua explicação, professor Yaguchi Takaharu.
Gostou do conteúdo?? Já compartilha com um amigo que precisa saber disso.
Fontes: canaltech e inovacaotecnologica