Você esta sendo espionado em casa?
- Categories O futuro da IA
- Data dezembro 30, 2021
Com a febre dos brinquedos inteligentes, movidos pela inteligência artificial ás crianças se divertem e qual poderia ser o perigo?
Em 2017, o FBI (policia federal dos Estados Unidos) emitiu um alertas aos pais, cujos filhos possuem esse tipo de brinquedo, pois os mesmos podem possuir GPS, reconhecimento facial, microfone e armazenamento de dados.
Os filhos de forma inocente ao brincar podem acabar divulgando informações extremamente pessoais e como o brinquedo muitas vezes está conectado com a internet, aí que mora o problema!
O problema está na internet
O brinquedo acaba se tornando alvo de hackers que podem facilmente roubar esses dados e utilizá-los de uma forma ruim.
Fernando Mendes Diniz, consultor de Marketing Digital afirma:
“Se um hacker pode invadir o sistema de um banco, quem dirá um brinquedo, é muito mais fácil.”
Como se proteger?
- Pesquise sobre o fabricante e sua política de empresa:
Saiba sobre como funciona a política de privacidade de dados do dispositivo, sua distribuição e onde os dados do mesmo ficam armazenados.
- Avaliação de usuários:
Como os usuários do produto relatam sua experiência, a empresa fabricante já teve algum caso de vazamento de dados? Como a empresa se posiciona sobre a privacidade de dados? Se informe sobre tudo antes de virar usuário.
- Acompanhe e supervisione seu filho durante o uso do brinquedo:
É de extrema importância supervisionar seu filho no uso de tais brinquedos, para que em qualquer momento de anormalidade agir de forma rápida.
- Procedimento após da utilização do produto:
Nunca se esqueça de fazer o procedimento de desligar o dispositivo e caso possua tire sua bateria. Sendo assim você não corre o risco de manter o brinquedo ativo, fora de uso.
Lembre-se que esses cuidados e dicas, podem ser usados para outros dispositivos como: babás eletrônicas, assistentes virtuais e serviços de automação.
Gostou do conteúdo? Então já compartilha com alguém que precisa saber disso!